NOVIDADES


 

Intervenção Psicológica em Gerontologia

Baseia-se nos conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e foca-se nos processos de envelhecimento. Desenvolvo Intervenção Psicológica nas demências, envelhecimento normativo e patológico e em cuidadores informais de pessoas em idade avançada.

11 de abril - Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

A 11 de abril de 1755 nasceu James Parkinson, médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817. Este dia é uma iniciativa da Associação Europeia da Doença de Parkinson (EPDA - European Parkinson's Disease Association). Os sinais e sintomas da DP podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Os tremores das mãos, inicialmente impercetíveis, são os mais precoces e comuns. Com a evolução da doença pode aparecer também rigidez, descoordenação motora, lentificação de movimentos, alterações na marcha, na postura corporal e na expressão facial. Podem ainda aparecer alterações tais como: depressão, perturbação do sono, dificuldade na deglutição e micção. A causa desta patologia é desconhecida, mas pensa-se que seja multifatorial, resultante de fatores genéticos e ambientais. Sabe-se que existe diminuição da produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos, e que é produzido pelas células cerebrais, os neurónios. No entanto, não se sabe porque é que umas pessoas desenvolvem a doença e outras não. Fatores de risco como o envelhecimento, hereditariedade e ser do género masculino, potenciam o aparecimento da Doença de Parkinson. A estimulação cognitiva na DP baseia-se na premissa de "use it or lose it" e tem como objetivo potenciar as competências existentes e trabalhar nos principais processos cognitivos que afetam as pessoas com DP : atenção, habilidades viso espaciais, velocidade de processamento e funcionamento executivo.

As consultas de psicologia online procuram dar resposta a situações em que o cliente não consegue comparecer presencialmente em consultório. Esta consulta rege-se pelos princípios éticos e deontológicos e tem a mesma organização de uma consulta presencial. As únicas diferenças são o não contato direto entre psicólogo e cliente. É uma alternativa...

Após Avaliação Psicológica inicia-se o processo de Intervenção Psicológica/Psicoterapia. Tem como a base relação terapêutica entre psicólogo e cliente. O objetivo último é a compreensão de si mesmo e do mundo, otimizando os seus recursos pessoais - autoconhecimento, autoajuda e autonomia.

As primeiras consultas são dedicadas à avaliação psicológica que permitirá compreender a queixa partilhada pelo cliente. Utilizam-se vários metodos, formais e informais, como entrevista clínica e testes de avaliação psicológica. A avaliação é conduzida dependendo da queixa, problemática e idade do cliente. O principal objetivo é a compreensão da...

Intervenção Psicológica em Gerontologia
 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora